Normas Escolares do 1º ao 5º Ano

Normas Escolares

Normas Escolares

Para: Pais de alunos Fundamental I (1º ao 5º ano)

Assunto: Normas Escolares Gerais

Prezados Pais

O Externato Tiradentes apresenta a cada ano letivo um conjunto de informações relativas às normas de funcionamento consideradas imprescindíveis à organização e à segurança da vida coletiva em nossa Escola, para que sejam conhecidas, relembradas e exercitadas.

Solicitamos, portanto, que os senhores leiam atentamente esta circular e a guardem para futuras consultas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
ABERTURA DO PORTÃO : 06 HORAS E 45 MIN.
ATENDIMENTO DA SECRETARIA : 8:00 ÀS 12:30 h e das 13:30 ÀS 17:30 h

Aconselhamos que de acordo com a sua disponibilidade, o seu atendimento seja previamente agendado. Essa medida visa garantir a qualidade do seu atendimento.

                                                                                                                                

Pontualidade e frequência – O respeito aos horários e a frequência assídua são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Criar esse hábito é essencial para o sucesso escolar e a formação do cidadão. Quando o aluno precisar faltar ou chegar atrasado, é necessário comunicar à Secretaria Escolar, justificando o motivo.

A tolerância de atraso no 1º horário para a entrada em sala de aula é de15 (quinze) minutos.

PERÍODO DA TARDE
INÍCIO TÉRMINO RECREIO
13:00 HORAS 1º e 2º anos – 17h15min 1º ANO – 14:30 h
3ºano         –   17h20min 2º e 3º anos – 14:55 horas
4º e 5º anos – 17h30min 4º e 5º anos   – 15:15 horas
  • O sinal tocará duas vezes. O 1º às 12he55min para os alunos e professores se organizarem, o 2º às 13:00H , PARA alunos e professores se dirigem a sala de aula para o início das atividades;
  • O portão da Rua Genofre, na hora da entrada, fica aberto das 12h45min h às 13h:05 min.

Após o fechamento do portão, o aluno deverá aguardar a coordenação para que este faça os registros de entrada (acompanhado pelo responsável).

No horário da saída, o portão permanece aberto das 17h10min. às 17h45min.

É essencial que os pais ou responsáveis levem e busquem seu filho, na escola, nos horários previstos, com a observância do horário limite.

 

2 – Horário de entrada – A área de desembarque (em frente ao portão da Rua Genofre) é uma via facilitadora do fluxo de veículos, portanto não pode ser utilizada como estacionamento.

É usada, exclusivamente no horário de entrada, para desembarque do aluno, que será recebido e encaminhado pelo funcionário de plantão.

O uso dessa área obedece às seguintes normas:

O tempo de permanência do veículo deve ser o suficiente para o desembarque do aluno, evitando que se forme fila e congestione a entrada da Escola. Por isso, é importante ter sempre à mão o material do aluno, de forma que a parada seja o mais breve possível.

Observações:

a – O responsável pode acompanhar seu filho na entrada da escola. Nesse caso, deve deixar o veículo estacionado nas imediações da escola.

b – É importante que, na hora da entrada, o responsável não procure o atendimento individual da professora, quando ela está dedicada à classe toda e à organização da rotina escolar. Qualquer assunto ou recado deve ser tratado com a Coordenadora ou Diretora.

c – A partir do momento em que o aluno sentir-se seguro e adaptado, deve ser estimulado a entrar sozinho na escola. .

3 – Horário de saída – Na hora da saída, os responsáveis devem aguardar no portão pela chamada de seu(s) filho(s) na classe. Tal medida é adotada visando um maior controle e à segurança na entrega das crianças às pessoas autorizadas pelos responsáveis no início do ano letivo.

Informamos que havendo atraso, será considerado como hora extra cobraremos taxa adicional, conforme consta nas normas internas.

4 – Saída antecipada – A retirada do aluno antes do horário de término das aulas implica prejuízo de seu aproveitamento nas atividades escolares e ocasiona interferência no trabalho de classe e na organização dos preparativos para o horário de saída.

Nos casos em que a saída antecipada seja extremamente necessária, por questões de segurança, o aluno deve trazer uma autorização por escrito, devidamente assinada pelo responsável.

UNIFORME

O uso do uniforme escolar é obrigatório, conforme Regimento Escolar aprovado pela Diretoria de Ensino, tanto no período de aula como fora do período de aula ( entendam que isso é uma segurança para seu filho).

O educando que não comparecer uniformizado deverá apresentar-se na coordenação com a justificativa (por escrito) dos pais ou responsáveis. No caso de reincidência sem a devida justificativa, a família será comunicada e o aluno não poderá permanecer no colégio sem o uniforme.

Como opção.o Colégio oferecerá a possibilidade do aluguel da peça a um custo de R$ 2,00 por peça/dia.

Nos dias de muito frio deverá ser usado o agasalho de inverno cinza ( blusas coloridas por baixo da camiseta da escola).

SOMENTE os alunos do 9º ano ( Fundamental lI) poderão usar calça jeans azul ( exceto nas aulas de educação física).

Uniforme para Educação Física :

  • Bermuda do uniforme,
  • calça legging do uniforme( meninas),
  • camiseta do colégio e tênis .

Para as meninas, não será permitido o uso de camisas em tamanhos menores ao adequados. Também não será permitido o uso de short curto.

 

É obrigatório o uso do uniforme escolar completo para a entrada do aluno na escola, seja para aula ou atividade extraclasse.

Para evitar extravios sugerimos que marquem o nome completo e ano do aluno em cada peça do uniforme. Verifiquem sempre se foi alguma peça para casa, por engano. A escola não se responsabiliza pela perda de uniformes.

Além disso, cuidar do material e dos pertences pessoais é um hábito a ser gradativamente aprendido e adquirido pela criança, conduzindo-a à formação de atitudes responsáveis para a vida.

OBS – Não é permitido o uso de chinelo de dedo, sandálias plásticas ou saltos.

NÃO SERÁ PERMITIDO QUALQUER ALTERAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO UNIFORME.  

A VENDA DE UNIFORME É DE EXCLUSIVIDADE DA LOJA DIADEMYL

SAÚDE – MEDICAMENTOS

Quando se fizer necessário, no horário escolar, o uso de algum medicamento trazido pelo aluno, o responsável deve enviar uma cópia da receita médica e comunicação escrita – com referência à hora e à dosagem a ser ministrada – e entregar à Coordenadora.

Quando o aluno estiver febril, com mal-estar ou alguma doença, não deve ser trazido à Escola, resguardando-se e preservando a saúde de todos.

É importante que seja comunicado o motivo da ausência, através da Secretaria Escolar ou por e-mail.( diretoria@externatotiradentes.com.br)

O aluno não deve comparecer à Escola até que se encontre restabelecido.

Se a doença for infecto-contagiosa, o aluno só poderá retornar a Escola após a apresentação de atestado médico, que justifique o período de faltas e declare-o apto a voltar às atividades escolares.

Em caso de quedas, escoriações ou indisposições simples no horário escolar, o procedimento adotado é de atendimento imediato ao aluno. Informa-se o incidente à família ou, se necessário, solicita-se aos pais que venham buscar seu filho.

Em situações de acidentes mais sérios ou alterações de saúde, os pais serão comunicados, imediatamente, sobre o ocorrido e sobre as providências tomadas.

LANCHE E COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS                                

 

O lanche deve ser uma refeição saudável, equilibrada e simples. O ideal é a variedade, de acordo com o gosto da criança, e a inclusão de frutas frescas, cereais, bisnaguinhas, biscoitos salgados, sucos de frutas etc.

O aluno deve trazer sempre, em sua lancheira, um guardanapo de pano e, para a bebida, usar garrafa de plástico (não deve trazer recipiente de vidro).

Deve ser evitado o consumo diário de chocolates, balas, doces, salgadinhos fritos e refrigerantes.

A comemoração de aniversário do aluno na Escola poderá acontecer somente na última sexta feira do mês, de maneira simples, sem prejuízo do trabalho escolar. É uma atividade interna, restrita à participação da professora e colegas de classe.

 

 

 

 

Essa comemoração deve ser marcada com antecedência, junto à Coordenadora, e deve constar de: bolo, vela de aniversário, guardanapos de papel, pratos e garfos descartáveis; de preferência, substituir refrigerante por suco de frutas.

Para essa comemoração de aniversário na Escola, não é permitido o envio de convites, trocas de presentes, nem lembrancinhas (recomendamos reservar esses procedimentos para festas fora do ambiente escolar).

As festas de aniversário comemoradas fora do contexto escolar são de inteira responsabilidade dos pais que as organizam. A saída do aluno diretamente da Escola — com terceiros — para a festa só poderá ocorrer após o horário de término do período escolar e com a autorização escrita do respectivo responsável.

A entrega de convites para essas festas poderá ser feita pela coordenadora desde que todos os colegas de classe sejam convidados. Caso contrário, devem ser entregues pessoalmente, fora do espaço escolar.

CANTINA

No caso de se adquirir lanche da cantina da escola, recomendamos que os pais procurem a lista de preços para melhor acompanhar o cardápio consumido pelo seu filho e orientá-lo em busca de equilíbrio alimentar e quanto a seus gastos na cantina.

Assim seu filho aprenderá a planejar o consumo e desenvolverá o hábito saudável de prestar aos pais satisfação de seus gastos.

COMUNICAÇÃO E FAMÍLIA

O EXTERNATO TIRADENTES encaminha periodicamente, aos pais ou responsáveis, circulares ou outros materiais escritos por intermédio dos alunos, pelo correio ou via e-mail.

Ao longo do ano, são planejadas reuniões de pais e plantões de atendimento individual à família para promover a troca de informações sobre a aprendizagem e a vida escolar dos alunos.

Trimestralmente, é disponibilizado no site da Escola, através da senha de acesso, o boletim do aluno, para que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos.

A participação dos pais em eventos e projetos promovidos pela Escola, é uma forma de compartilhar da produção escolar dos alunos e de intensificar a convivência escolar.

As entrevistas individuais podem ser solicitadas tanto pela Escola quanto pelos pais ou responsáveis.

Para um atendimento eficaz, é importante que esses encontros sejam marcados com antecedência com a coordenação.

Importante:

 

1 – É imprescindível que possamos nos comunicar com os pais ou responsáveis de forma fácil e eficiente.

Em caso de mudança de endereço, de número de telefone ou de e-mail, a atualização deve ser comunicada, o mais rapidamente possível.

2 – Ao longo do ano são publicadas, no site da escola informações como calendário escolar, projetos, artigos informativos, atividades realizadas pelos alunos, saídas culturais,

viagens, eventos, fotos.

Adquirir o hábito de acessar o site com frequência é um meio de acompanhar, tomar conhecimento, compartilhar e participar…

 

 

3 – É de fundamental importância que a família comunique ao Colégio qualquer fato que fuja da rotina do aluno. Tais como:

  • Doenças ou viagens que acarretem faltas;
  • Liberação para saída antecipada. Esta apenas será aceita quando solicitada por Falecimento de parentes próximos;
  • Outras situações que possam favorecer o melhor acompanhamento do aluno.
  • escrito pelos pais ( ou responsáveis ) e entregue à coordenação;

 

4 – Sintam-se à vontade para nos procurar sempre que sentirem necessidade de obter informações sobre seu filho.

Não esperem apenas o contato da Escola.

SAIDAS CULTURAIS

Fazem parte do currículo da Escola, em todos os níveis e cursos, saídas culturais (excursões, visitas, estudos do meio, viagens). Essas atividades possibilitam fortalecer os vínculos entre as crianças, colocando-as em contato com a realidade e aprofundando conhecimentos ligados a projetos de cada classe.

São programadas, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada faixa etária, saídas de meio período, período integral.

  • Os pais ou responsáveis recebem, antecipadamente, uma circular informativa comunicando data, horário, objetivos, custos e Ficha de Autorização para cada evento específico.
MATERIAL ESCOLAR

Todos os objetos do aluno devem ser identificados com nome e ano. A escola não se responsabilizará pela perda de pertences sem identificação.

O colégio conta com a parceria das famílias no acompanhamento diário da agenda escolar que é uma ferramenta de comunicação importante entre família e escola. É importante que o responsável acompanhe diariamente a agenda, observando os comunicados e as atividades que devem ser realizadas em casa. Pedimos também que o responsável assine a agenda para que fique registrado o seu acompanhamento.

 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O trabalho pedagógico é organizado e divido em 03 unidades trimestrais. Cada unidade possui o seu conjunto de avaliações para aferição do aprendizado e desempenho dos alunos.

Para os alunos do 1º ao 5º ano a média no trimestre será constituída pelo somatório das avaliações realizadas no mesmo. A média mínima exigida pelo Colégio é de 6,0 ( seis).

Os instrumentos de avaliação do rendimento escolar são: avaliações escritas, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, projetos interdisciplinares, interesse, participação, pontualidade, assiduidade e outros recursos adotados em sala de aula pelo professor.

A prova trimestral é marcada pela escola e aplicada no horário de aula.

O estudante que obtiver média trimestral, nota igual ou inferior a 5,99, deverá passar pelo processo de recuperação.

Média Final – Será considerado aprovado, em cada componente curricular do1º ao 5º ano, o aluno que obtiver ao final das TRE unidades do ano letivo, média igual ou superior a 6,0(seis) .

Segunda chamada:

Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais avaliações, ele fará a 2ª chamada nas datas previstas no Calendário Escolar.

Convém lembrar que na Lei 7.102, de 15/01/79, ampara para a realização de avaliações de 2ª chamada, os casos de doença, luto,e impedimentos por motivos religiosos, mediante de taxa R$ 10,00 ( dez reais) por componente curricular, isentando do pagamento somente os casos de doença infecto-contagiosa, ficando também liberado da taxa pelo Colégio os alunos que tiverem atestado médico de atendimento de urgência.

A inscrição para avaliação de 2ª chamada deverá ser requerida na Secretaria do Colégio com no máximo 02(dois) dias depois da prova perdida.

A responsabilidade pela inscrição para as avaliações de 2ª chamada é da família e não do Colégio.

Obs. A ausência na 2ª chamada implicará na atribuição de nota zero na respectiva avaliação.

REGULAMENTO GERAL DO ALUNO

Os alunos do EXTERNATO TIRADENTES têm seus direitos assegurados, substancialmente, com base nos direitos e nas garantias fundamentais dispostos na Constituição da República, bem como naqueles fixados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor.

 São direitos do aluno:

  1. ter assegurado as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades na perspectiva social e individual;
  2. ter assegurado o respeito pelos direitos da pessoa humana e pelas suas liberdades fundamentais;
  3. ter asseguradas as condições ótimas de aprendizagem devendo ser-lhe propiciado ampla assistência do professor e acesso aos recursos materiais e didáticos da Escola;
  4. recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho;
  1.    reunir-se-á seus colegas para organização de agremiações e campanhas de cunho educativo, nas condições estabelecidas ou aprovadas pelo Diretor de Escola;
  2. receber atendimento adequado por parte dos profissionais que compõem a organização administrativa e técnica da Escola;
  3. formular petições ou representar sobre assuntos pertinentes à vida escolar;
DEVERES DOS ALUNOS

Os alunos do COLÉGIO EXTERNATO TIRADENTES têm seus deveres estabelecidos com a finalidade de atender os objetivos das atividades educacionais, de garantir os direitos do conjunto da comunidade escolar e de fazer cumprir as normas disciplinares instituídas pela Escola.

São deveres do aluno:

  1. contribuir para o prestígio da Escola;
  2. comparecer, pontualmente e de forma participativa, às atividades que lhe forem afetas;
  3. obedecer às normas disciplinares estabelecidas pela Escola;
  4. ter adequado comportamento social tratando o pessoal da Escola e colegas com civilidade e respeito;
  5. cooperar para a boa conservação das dependências da Escola, dos equipamentos e materiais escolares, inclusive mantendo as boas condições de asseio dos mesmos;
  6. não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem;
  7. observar rigorosa probidade na execução de quaisquer provas ou trabalhos escolares;
  8. solicitar autorização para a realização de atividades de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da Escola;
  9. não participar de movimentos de indisciplina coletiva;
  10. comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;
  11. justificar eventuais ausências;
  12. apresentar-se decentemente trajado, usando o uniforme completo adotado (calça ou bermuda, camiseta e agasalho, todos com o logo da escola);
  13. é obrigatório o uso de tênis com meia. Qualquer outro tipo de calçado não será aceito pela direção da escola;
NORMAS DISCIPLINARES

As normas disciplinares são definidas tendo em vista a garantia das boas condições do trabalho coletivo, a preservação da autonomia e da solidariedade a espontaneidade e rejeição ao autoritarismo, à imposição, a negação do outro e às omissões.

Pela inobservância dos dispositivos deste Regimento Escolar e conforme a gravidade da infração, os alunos estarão sujeitos às seguintes sanções, a critério do Diretor de Escola, respeitadas as disposições contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

  1. Advertência;
  2. Suspensão da frequência em sala de aula, com atividades monitoradas;
  3. Transferência;

                 1º – A aplicação da penalidade será determinada pela gravidade da infração, sem que seja necessário observar a gradatividade das sanções previstas neste Artigo.

                 – A aplicação das penalidades

supraenumeradas são de competência do Diretor de Escola que, previamente consultará os profissionais que compõem a

organização administrativa e técnica da Escola, para subsidiar a decisão sobre aquela que seja mais conveniente para o caso.

                 3º – Antes da aplicação de qualquer penalidade, o aluno tem garantido o seu amplo direito de defesa.

                 4º – Toda medida disciplinar aplicada ao aluno deverá ser registrada em livro próprio, devendo o mesmo ou seu responsável ser notificado para que tome “ciência” no referido livro.

Fica Proibido aos alunos:

Ocupar-se , durante as aulas, com atividades alheias às mesmas ou portar material estranho aos estudos;

Obs: O aluno deverá entregar o material inadequado à aula sempre que solicitado, e este será devolvido posteriormente à família.

Entrar ou sair de sala sem autorização prévia do professor;

Comer durante as aulas;

Promover atividades extraclasse, campanhas ou comércio de qualquer natureza, sem autorização da Direção;

Usar o telefone celular durante as aulas e avaliações.

Segurança:

Os alunos não deverão trazer para o Colégio quantias significativas em dinheiro, aparelhos eletrônicos ou outros objetos de valor, pois não nos responsabilizamos por perdas e furtos;

O aluno deverá permanecer no recinto escolar, fora de seu horário normal de aula, somente quando houver alguma atividade programada (treinos, cursos) sendo obrigatório o uso do uniforme.

Ocorrência Disciplinares:

Qualquer situação de violação às normas escolares acarretará uma ocorrência escolar.

1ª ocorrência o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno retornará para a aula seguinte;

2ª ocorrência o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno será suspenso das aulas do dia, retornando o próximo dia letivo;

3ª ocorrência: o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno levará uma suspensão de 01(um) dia letivo.

Em todos os casos a família será notificada. Na 3ª ocorrência a família será convidada a assinar um Termo de Compromisso, onde ficará acordado entre família e escola que a permanência do aluno estará condicionada ao não registro de ocorrências disciplinares futuras.

Em caso de indisciplina em alguma atividade extraclasse (viagens, festas) o aluno estará sujeito às penalidades previstas pela escola;

O aluno suspenso das aulas, consequentemente, também estará suspenso de todas as atividades do dia ( aulas extracurriculares, viagens,comemorações).

Certos de que a observância destas normas assegurará a convivência harmoniosa e saudável de toda a nossa comunidade escolar e permitirá o desenvolvimento acadêmico pretendido por nossos profissionais, pelos alunos e por seus responsáveis, reiteramos nossa plena disposição em atendê-los sempre.

Equipe Gestora