Normas Escolares do 6º ao 9º Ano

Normas Escolares Gerais

Este manual do aluno e da Família tem por objetivo prover as informações necessárias sobre o funcionamento geral do Colégio Externato Tiradentes.

Com ele promoveremos um relacionamento cordial entre as famílias, os alunos e a escola sendo assim aconselhamos que este manual seja guardado para ser consultado por todos sempre que necessário.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

ABERTURA DO PORTÃO: 06 HORAS E 45 MIN.

ATENDIMENTO DA SECRETARIA: 8:00 ÀS 12:45 h e das 13:45 ÀS 17:30 h

Aconselhamos que de acordo com a sua disponibilidade, o seu atendimento seja previamente agendado. Essa medida visa garantir a qualidade do seu atendimento.

HORÁRIO ESCOLAR

Pontualidade e frequência – O respeito aos horários e a frequência assídua são muito importantes para o desenvolvimento do aluno. Criar esse hábito é essencial para o sucesso escolar e a formação do cidadão. Quando o aluno precisar faltar ou chegar atrasado, é necessário comunicar à Secretaria Escolar, justificando o motivo.

A tolerância de atraso no 1º horário para a entrada em sala de aula é de15 (quinze) minutos.Em caso de atraso superior a 15 minutos, o aluno entrará na 2ª aula.

PERÍODO DA MANHÃ

INÍCIO

TÉRMINO

INTERVALO

07H20MIN 6º ano – 11H 45MIN 9H50MIN ÀS 10H 05MIN
7º E 8º ANO – 12H 35MIN
9º ANO – 13H 20MIN

 

2 – Atraso

O aluno que chegar após as 7h20min deverá aguardar o início da 2ª aula para entrar em sala, sendo este o prazo máximo estabelecido para a chegada do estudante na Escola , salvo em circunstâncias muito especiais. Os atrasos serão computados mensalmente, sendo que:

ü  no 1º atraso, o aluno receberá uma comunicação verbal, feito pela Coordenação de Curso;

ü  no 2º atraso, o aluno receberá uma advertência escrita específica, com comunicação aos pais;

ü  no 3º atraso, o aluno deverá entrar somente acompanhado por um responsável.

3 – Entrada e saída durante o período de aulas

As aulas começarão rigorosamente no horário estipulado.

Durante a aula, será permitida a saída do aluno apenas em casos de urgência e com o consentimento do professor.

É proibida a circulação dos alunos pelas dependências do Colégio durante o período de aulas e troca de professores.

O aluno que necessitar ir à Secretaria poderá fazê-lo mediante autorização da Coordenação de Curso.

O intervalo é de quinze minutos. Após o término deste, o estudante deverá dirigir-se à sua sala, para o início da aula. Não será permitido, ao aluno, entrar em sala de aula comendo ou bebendo alimentos de qualquer espécie. O aluno que se atrasar não poderá entrar em aula, devendo dirigir-se à sala da Coordenação de Curso.

 

Autorização de saída :

Saída antecipada

A autorização para saída deve ser enviada por escrito e entregue à Coordenação de Curso.

Obs.: Os alunos somente serão retirados de classe durante as trocas de aulas.

Os comunicados (saída antecipada e/ou saída com pais de colega) devem ser feitos, sempre, por escrito.

Os pedidos feitos por telefone só serão atendidos em caráter excepcional, uma vez que os trotes telefônicos têm sido uma prática comum no mundo atual.

Avisos e pedidos de recados via telefone, deverão ser feitos apenas em casos de extrema necessidade.

MATERIAL ESCOLAR

O aluno deverá trazer, diariamente, todo o material solicitado pelo professor.

O porte e a guarda de valores e objetos pessoais ficam sob a inteira responsabilidade do aluno.

Cabe lembrar que o porte de objetos inadequados ao ambiente escolar é terminantemente proibido, assim como não se permitirá na Escola , em hipótese alguma, a posse de qualquer material que represente risco para a saúde, segurança ou integridade física e moral do aluno ou de outrem. Durante as aulas, o aparelho celular deverá permanecer desligado. Nos horários das avaliações, celulares e outros eletrônicos serão colocados sobre a mesa do professor.

USO DO CELULAR (SEUS APLICATIVOS)

É proibido o uso do celular na escola. Se os pais acham necessário que o filho traga celular para a escola, devem orientá-los para seguir as normas estabelecidas para o uso do mesmo.

Na escola o celular deve estar DESLIGADO e dentro da mochila. É proibido receber e fazer ligações durante o horário de aulas, considerando falta grave sujeita às Normas Escolares. Quando o aluno necessitar, a escola fará a comunicação com os pais.

A escola conta com o apoio da família para que possamos trabalhar com a organização, a responsabilidade e a qualidade que os alunos merecem.

INTERNET

Os pais são legalmente responsáveis pelo uso da internet pelos seus filhos. Estas ferramentas não podem ser usadas para causar constrangimento às pessoas e o uso de nomes ou fotos de terceiros sem autorização.

UNIFORME

O uniforme completo é de uso obrigatório diário durante todo o tempo em que o aluno permanecer nas dependências do Colégio e consta de: camiseta (com logotipo da Escola), calça comprida “jeans” de cor Azul ( somente 9º ano), agasalho (com logomarca da Escola ), meias e tênis. No verão, é permitido o uso da bermuda (com logotipo da Escola).

Uniforme para Educação Física :

  • Bermuda do uniforme,
  • calça legging do uniforme( meninas),
  • camiseta do colégio e tênis .

O aluno que necessitar do uso de óculos, nas aulas de Educação Física, sendo possível, deverá utilizar óculos especiais para a prática de esportes.

Recomendamos, também, que os aparelhos odontológicos móveis deverão ser retirados e guardados durante essas aulas.

A exigência do uso de uniforme é uma norma importantíssima para caracterizar a Escola como sendo um ambiente de estudo, aprendizado e formação, além de propiciar a identificação e maior segurança para todos.

É importante ressaltar que:

ü  Não será permitida a entrada de aluno trajando o uniforme descaracterizado de sua forma original (Sem gola ou mangas, comprimento inadequado etc.);

ü  Fora do ambiente escolar, quando uniformizado, o aluno é responsável por trajar o uniforme completo da Escola (sem outras composições de vestuário) e pelo seu comportamento, pois está identificado como estudante do EXTERNATO TIRADENTES;

ü  Boné, capuz, touca, gorro não devem ser usados em ambientes fechados (sala de aula, laboratórios etc.)

O não cumprimento das normas sobre o uniforme escolar configura-se em falta disciplinar, acarretando prejuízo ao aluno(a).

OBS – NÃO É PERMITIDO O USO DE CHINELO DE DEDO, SANDÁLIAS PLÁSTICAS OU SALTOS E CROCS.

Comportamento do aluno nas dependências da Escola

Considera-se dever do aluno a conservação do prédio escolar, de suas instalações, dos equipamentos, do mobiliário e de todo o material, assim como a responsabilidade indenizatória por eventuais danos causados por ele.

Será considerado como falta grave, passível de punição, o tratamento desrespeitos dispensado pelo aluno aos colegas, professores e demais funcionários da Escola

Também constituirão faltas graves, por parte dos alunos, as agressões físicas entre eles dentro da Escola ou nas suas imediações, bem como a participação em comemorações de aniversário ou quaisquer outras que envolvam atitudes inadequadas, ofensivas ou desrespeitosas.

Namoros- Solicitamos que evitem os excessos. Segundo nossa observação e critério, os alunos que apresentarem comportamento inadequado ao ambiente escolar serão avisados e advertidos.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

O trabalho pedagógico é organizado e divido em 03 unidades trimestrais. Cada unidade possui o seu conjunto de avaliações para aferição do aprendizado e desempenho dos alunos.

Para os alunos do 6º ao 9º ano a média no trimestre será constituída pelo somatório das avaliações realizadas no mesmo. A média mínima exigida pelo Colégio é de 6,0 (seis).

Os instrumentos de avaliação do rendimento escolar são: avaliações escritas, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, projetos interdisciplinares, prova geral, interesse, participação, pontualidade, assiduidade e outros recursos adotados em sala de aula pelo professor.

A prova trimestral é marcada pela escola e aplicada no horário de aula.

O estudante que obtiver média trimestral, nota igual ou inferior a 5,99, deverá passar pelo processo de recuperação.

Os alunos em recuperação deverão entrar na 1ª aula e os demais alunos entrarão na 2ª aula.

Média Final – Será considerado aprovado, em cada componente curricular do1º ao 5º ano, o aluno que obtiver ao final das TRE unidades do ano letivo, média igual ou superior a 6,0(seis) .

No processo de Recuperação

Final é desconsiderado todo o resultado anterior pelo aluno. Para aprovação o aluno deverá obter uma média igual ou superior a 06(seis) pontos.

Segunda chamada:

Caso o aluno, por motivo justificado, venha a perder uma ou mais avaliações, ele fará a 2ª chamada nas datas previstas no Calendário Escolar.

Convém lembrar que na Lei 7.102, de 15/01/79, ampara para a realização de avaliações de 2ª chamada, os casos de doença, luto, e impedimentos por motivos religiosos, mediante de taxa R$ 10,00 (dez reais) por componente curricular, isentando do pagamento somente os casos de doença infectocontagiosa, ficando também liberado da taxa pelo Colégio os alunos que tiverem atestado médico de atendimento de urgência.

A inscrição para avaliação de 2ª chamada deverá ser requerida na Secretaria do Colégio com no máximo 02(dois) dias depois da prova perdida.

A responsabilidade pela inscrição para as avaliações de 2ª chamada é da família e não do Colégio.

Obs. A ausência na 2ª chamada implicará na atribuição de nota zero na respectiva avaliação.

No dia da prova o aluno deverá estar uniformizado.

REGULAMENTO GERAL DO ALUNO

Os alunos do EXTERNATO TIRADENTES têm seus direitos assegurados, substancialmente, com base nos direitos e nas garantias fundamentais dispostos na Constituição da República, bem como naqueles fixados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em vigor.

São direitos do aluno:

  1. Ter assegurado as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades na perspectiva social e individual;
  2. Ter assegurado o respeito pelos direitos da pessoa humana e pelas suas liberdades fundamentais;
  3. Ter asseguradas as condições ótimas de aprendizagem devendo ser-lhe propiciado ampla assistência do professor e acesso aos recursos materiais e didáticos da Escola;
  4. Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho;
  5. Reunir-se-á seus colegas para organização de agremiações e campanhas de cunho educativo, nas condições estabelecidas ou aprovadas pelo Diretor de Escola;
  6. Receber atendimento adequado por parte dos profissionais que compõem a organização administrativa e técnica da Escola;
  7. Formular petições ou representar sobre assuntos pertinentes à vida escolar;

DEVERES DOS ALUNOS

 

Os alunos do COLÉGIO EXTERNATO TIRADENTES têm seus deveres estabelecidos com a finalidade de atender os objetivos das atividades educacionais, de garantir os direitos do conjunto da comunidade escolar e de fazer cumprir as normas disciplinares instituídas pela Escola.

São deveres do aluno:

  1. Contribuir para o prestígio da Escola;
  2. Comparecer, pontualmente e de forma participativa, às atividades que lhe forem afetas;
  3. Obedecer às normas disciplinares estabelecidas pela Escola;
  4. Ter adequado comportamento social tratando o pessoal da Escola e colegas com civilidade e respeito;
  5. Não portar material que represente perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem;
  6. Cooperar para a boa conservação das dependências da Escola, dos equipamentos e materiais escolares, inclusive mantendo as boas condições de asseio dos mesmos;
  7. Observar rigorosa probidade na execução de quaisquer provas ou trabalhos escolares;
  8. Solicitar autorização para a realização de atividades de iniciativa pessoal ou de grupos, no âmbito da Escola;
  9. Não participar de movimentos de indisciplina coletiva;
  10. Comportar-se de modo a fortalecer o espírito patriótico e a responsabilidade democrática;
  11. Justificar eventuais ausências;
  12. Apresentar-se decentemente trajado, usando o uniforme completo adotado (calça ou bermuda, camiseta e agasalho, todos com o logo da escola);
  13. É obrigatório o uso de tênis com meia. Qualquer outro tipo de calçado não será aceito pela direção da escola;
NORMAS DISCIPLINARES

As normas disciplinares são definidas tendo em vista a garantia das boas condições do trabalho coletivo, a preservação da autonomia e da solidariedade a espontaneidade e rejeição ao autoritarismo, à imposição, a negação do outro e às omissões.

Pela inobservância dos dispositivos deste Regimento Escolar e conforme a gravidade da infração, os alunos estarão sujeitos às seguintes sanções, a critério do Diretor de Escola, respeitadas as disposições contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

  1. Advertência;
  2. Suspensão da frequência em sala de aula, com atividades monitoradas;
  3. Transferência;

– A aplicação da penalidade será determinada pela gravidade da infração, sem que seja necessário observar a gradatividade das sanções previstas neste Artigo.

 

– A aplicação das penalidades supraenumeradas são de competência do Diretor de Escola que, previamente consultará os profissionais que compõem a organização administrativa e técnica da Escola, para subsidiar a decisão sobre aquela que seja mais conveniente para o caso.

 

– Antes da aplicação de qualquer penalidade, o aluno tem garantido o seu amplo direito de defesa.

 

– Toda medida disciplinar aplicada ao aluno deverá ser registrada em livro próprio, devendo o mesmo ou seu responsável ser notificado para que tome “ciência” no referido livro.

Fica Proibido aos alunos:

ü  Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias às mesmas ou portar material estranho aos estudos;

Obs.: O aluno deverá entregar o material inadequado à aula sempre que solicitado, e este será devolvido posteriormente à família.

ü  Entrar ou sair de sala sem autorização prévia do professor;

ü  Comer durante as aulas;

ü  Promover atividades extraclasse, campanhas ou comércio de qualquer natureza, sem autorização da Direção;

ü  Usar o telefone celular durante as aulas e avaliações.

Segurança:

Os alunos não deverão trazer para o Colégio quantias significativas em dinheiro, aparelhos eletrônicos ou outros objetos de valor, pois não nos responsabilizamos por perdas e furtos;

O aluno deverá permanecer no recinto escolar, fora de seu horário normal de aula, somente quando houver alguma atividade programada (treinos, cursos) sendo obrigatório o uso do uniforme.

Ocorrência Disciplinares:

 

Qualquer situação de violação às normas escolares acarretará uma ocorrência escolar.

1ª ocorrência o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno retornará para a aula seguinte;

2ª ocorrência o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno será suspenso das aulas do dia, retornando o próximo dia letivo;

3ª ocorrência: o aluno será advertido, a ocorrência registrada e o aluno levará uma suspensão de 01(um) dia letivo.

Em todos os casos a família será notificada. Na 3ª ocorrência a família será convidada a assinar um Termo de Compromisso, onde ficará acordado entre família e escola que a permanência do aluno estará condicionada ao não registro de ocorrências disciplinares futuras.

Em caso de indisciplina em alguma atividade extraclasse (viagens, festas) o aluno estará sujeito às penalidades previstas pela escola;

O aluno suspenso das aulas, consequentemente, também estará suspenso de todas as atividades do dia (aulas extracurriculares, viagens, comemorações).

O aluno que for encontrado “colando” ou passando “cola” deverá ter a prova recolhida e será encaminhado à coordenação. O parecer do professor que estiver aplicando a prova será   incontestável.

O aluno não terá o direito de realizar a prova de 2ª chamada no componente curricular em que for pego “colando”.

As situações não previstas neste manual serão analisadas pela Direção.

COMUNICAÇÃO E FAMÍLIA

O EXTERNATO TIRADENTES encaminha periodicamente, aos pais ou responsáveis, circulares ou outros materiais escritos por intermédio dos alunos, pelo correio ou via e-mail.

Ao longo do ano, são planejadas reuniões de pais e plantões de atendimento individual à família para promover a troca de informações sobre a aprendizagem e a vida escolar dos alunos.

Trimestralmente, é disponibilizado no site da Escola, através da senha de acesso, o boletim do aluno, para que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos.

A participação dos pais em eventos e projetos promovidos pela Escola, é uma forma de compartilhar da produção escolar dos alunos e de intensificar a convivência escolar.

As entrevistas individuais podem ser solicitadas tanto pela Escola quanto pelos pais ou responsáveis.

Para um atendimento eficaz, é importante que esses encontros sejam marcados com antecedência com a coordenação.

 

Importante:

 

1 – É imprescindível que possamos nos comunicar com os pais ou responsáveis de forma fácil e eficiente.

Em caso de mudança de endereço, de número de telefone ou de e-mail, a atualização deve ser comunicada, o mais rapidamente possível.

2 – Ao longo do ano são publicadas, no site da escola informações como calendário escolar, projetos, artigos informativos, atividades realizadas pelos alunos, saídas culturais,

Viagens, eventos, fotos.

Adquirir o hábito de acessar o site com frequência é um meio de acompanhar, tomar conhecimento, compartilhar e participar…

3 – É de fundamental importância que a família comunique ao Colégio qualquer fato que fuja da rotina do aluno. Tais como:

  • Doenças ou viagens que acarretem faltas;
  • Liberação para saída antecipada. Esta apenas será aceita quando solicitada por Falecimento de parentes próximos;
  • Outras situações que possam favorecer o melhor acompanhamento do aluno.
  • Escrito pelos pais (ou responsáveis) e entregue à coordenação;

 

4 – Sintam-se à vontade para nos procurar sempre que sentirem necessidade de obter informações sobre seu filho.

Não esperem apenas o contato da Escola.

Certos de que a observância destas normas assegurará a convivência harmoniosa e saudável de toda a nossa comunidade escolar e permitirá o desenvolvimento acadêmico pretendido por nossos profissionais, pelos alunos e por seus responsáveis, reiteramos nossa plena disposição em atendê-los sempre.

Equipe Gestora