Conheça o Externato Tiradentes

Proposta Pedagógica do Externato Tiradentes

A Proposta pedagógica é uma tentativa de se definir de forma participativa os valores e as ideias que se desejam concretizar no processo de formação situando-nos no âmbito dos valores e ideias que regulam a convivência e seguindo as orientações essenciais do Ensino estabelecidas pelo Estado e articuladas de acordo com a nossa identidade.

A Proposta Pedagógica do Externato Tiradentes fundamenta-se numa perspectiva sócio-histórica baseada predominantemente nos estudos de Piaget e Vygotsky, onde organismo e meio determinam-se mutuamente, portanto o biológico e o social, não estão dissociados, pois exercem influencia mútua. Nessa dinâmica o homem age, interage e transforma a natureza e a si próprio.

A criança é incentivada a desenvolver o senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado.

Privilegiamos as atividades motoras e sensoriais, trabalhos, jogos e atividades lúdicas.

Solidariedade e Cidadania

O Externato Tiradentes amplia a compreensão do aluno sobre as relações humanas projetos sociais,gincana de solidariedade com o meio ambiente ( estudo do meio, coleta seletiva), isso acontece através de projetos durante o ano letivo de forma multidisciplinar buscando concretizar os objetivos de uma cidadania plena para construção de uma sociedade solidária.

Projetos

Estabelecer objetivos é ter a habilidade de dialogar, descobrir o sentido e devolver à comunidade de forma orgânica, como um convite, um desafio.

O trabalho com projetos nos traz uma grande melhoria de qualidade pedagógica e administrativa da escola, do processo de aprendizagem, das relações escola /comunidade; educadores / educandos

No projeto serão englobados os seguintes temas transversais dos PCNs:

  • Ética,
  • Meio Ambiente,
  • Pluralidade Cultural ,
  • Trabalho e consumo.

Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental de 09 anos devemos considerar que a criança de apenas seis anos ainda incompletos, são cheias de imaginação, curiosidade e aprendem de maneira lúdica.

Nessa idade a criança vai descobrindo progressivamente as múltiplas linguagens, o brincar, as regras e aprimoramento de conhecimentos, valores e práticas sociais e culturais. Nessa fase, a criança vive um momento crucial de suas vidas no que se refere à construção de sua autonomia e sua identidade. Dos seis anos aos quatorze se desenvolvem competências fundamentais para o sucesso da vida acadêmica de um aluno.

O Ensino Fundamental, de acordo com o projeto pedagógico, tem como objetivo construir o aprendizado de atitudes, a sociabilização, as normas, regras e valores.

 Período Continuado de Estudos  (INTEGRAL)

A maioria dos pais modernos se preocupa em proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento saudável de seus filhos, pois conhecem a importância de cuidar do emocional, afetivo, cognitivo e físico da criança.

O EXTERNATO TIRADENTES mostrando-se sensível a esta necessidade procura atender os pais, impossibilitados de acompanharem seus filhos, oferecendo, por meio do Período Integral E Semi Integral, a tranquilidade e segurança desejada pela família.

A proposta privilegia uma rotina planejada e dinâmica que possibilita uma maior sociabilidade, desenvolvendo também a responsabilidade e autonomia em nossos alunos que vivenciam com alegria uma nova perspectiva do tempo de permanência no Colégio.

Escola e família

A educação é um dever da família em completa integração com a escola, e esta por sua vez tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Escola e família compartilham de um mesmo objetivo: A Educação, o Ensino e a formação dos alunos.

O Externato Tiradentes, mantém uma série de instrumentos para garantir uma comunicação.

Esporte, Cultura, Eventos e Lazer.

O Externato Tiradentes conta com muitas atividades recreativas, esportivas e culturais.

Profissionais especializados desenvolvem atividades como torneios, campeonatos, gincanas, eventos de estudo do meio, lazer, festas juninas, comemorações cívicas .

Nas práticas esportivas, os participantes aprendem a lidar com sentimentos de perda, frustração, ansiedade, paciência, respeito ao próximo e solidariedade.