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Como agir (e como não agir) no período de adaptação na escola, uma fase tão importante na vida do seu filho

O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não à toa, ganhou até um nome:adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo, diferente e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. A adaptação escolar é exatamente esse tempo dado às crianças (e aos pais) para que se acostumem à nova rotina.

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A partir de agora, o seu filho vai passar algumas horas por dia longe de você, na companhia de adultos e crianças que até ontem ele não conhecia. “É importante explicar a ele exatamente o que está acontecendo: que ele vai para a escola, que vai ter uma professora e amiguinhos novos”, afirma Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola da Vila, em São Paulo.

Para pais e mães, esse é sempre um momento difícil, mesmo que a escolha da escola tenha sido algo muito pensado e ponderado. Muitas vezes, seu filho chora e diz que não quer ficar com a professora. Em outras, não demonstra insatisfação e sequer exige a presença dos pais nos primeiros dias. Como agir em cada um desses casos? Para começar, você deve saber que a adaptação é um momento de transição na vida dele. Por isso, é importante estar tranquilo em relação à escola e transmitir essa tranquilidade à criança. “Não existe escola perfeita. As escolas sempre vão tentar fazer o melhor, mas é preciso lembrar que elas são feitas por seres humanos”, afirma a psicóloga e orientadora do Colégio EquipeLuciana Fevorini.

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Veja se o seu filho está se sentindo bem no ambiente escolar.

Leia a seguir respostas a dez dúvidas que podem surgir no momento de levar o seu filho à escola pela primeira vez e curta essa fase tão importante – da vida dele e da sua.

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Para ler, clique nos itens abaixo:

[/vc_column_text][vc_tta_accordion][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-bookmark” title=”1. Qual é a idade certa para a entrada na escola?” tab_id=”1455116598667-722e2ecd-f342″ add_icon=”true”][vc_column_text]

O ideal é que a criança vá para a escola por volta dos dois anos, pois é uma idade em que a convivência com outras crianças passa a ser mais estimulante. Mesmo do ponto de vista médico, o indicado é que a criança fique em casa até completar dois anos, pois essa é a idade em que ela atinge a sua plenitude imunológica e fica menos vulnerável a infecções. No entanto, se você tiver de trabalhar e não tiver com quem deixar o seu filho, nada de traumas: faça uma pesquisa e escolha um bom berçário, com boas instalações e com profissionais nos quais você confie. Em alguns casos, é melhor ir para uma boa escola do que ficar em casa com alguém sem formação.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-archive” title=”2. Como prepará-lo para o ingresso na escola?” tab_id=”1455116598756-37cd6965-2795″ add_icon=”true”][vc_column_text]

É importante não esconder nada. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo, vai buscá-lo e que o acompanhará no início. Fale dos novos amiguinhos que vai fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá. Mas é importante não exagerar, não falar como se ele estivesse indo para um bufê infantil, para que ele não fique frustrado. Nessas horas, nada como uma boa conversa.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”openiconic” i_icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-heart” title=”3. Qual é o papel da família na adaptação?” tab_id=”1455116821145-1617d90f-3fd5″ add_icon=”true”][vc_column_text]

Para o pai e a mãe, a adaptação começa na escolha da escola. Feita a escolha, a família tem que conhecer os rituais da escola, frequentar as reuniões que antecedem o início das aulas e abrir um canal de comunicação com o professor. Além disso, os pais têm o papel de esclarecer, explicar por que ele está indo para a escola, deixar claro que ele vai ficar sozinho lá depois de alguns dias. Não crie falsas expectativas no seu filho. O melhor é dizer a verdade. Explique que você vai acompanhá-lo por um período, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os coleguinhas.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-bell” title=”4. Qual é o papel da escola na adaptação?” tab_id=”1455117268759-27755fb1-d913″ add_icon=”true”][vc_column_text]

A escola é representada pela figura da professora, que tem um papel fundamental. Ela deve ser duplamente sensível, para entender os anseios dos adultos e das crianças. A professora deve acolher a criança, mostrar as instalações da escola, apresentar os coleguinhas. O ideal é que atenda individualmente cada aluno durante o período de adaptação. Os pais podem acompanhar tudo por meio dos relatos delas, que, nesse período inicial, devem estar mais atentas do que nunca ao comportamento e à alimentação das crianças.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”linecons” i_icon_linecons=”vc_li vc_li-user” title=”5. Por quanto tempo o pai ou a mãe devem ficar na escola?” tab_id=”1455117305921-31465c18-3e25″ add_icon=”true”][vc_column_text]

O tempo mínimo é de um ou dois dias. O tempo máximo varia de criança para criança, mas, em geral, uma semana ou dez dias são suficientes. Se após esse tempo o seu filho ainda não estiver adaptado e continuar exigindo a sua presença, o melhor é conversar com a coordenação da escola para saber como agir. Talvez seja o caso de pensar em outra estratégia de adaptação. Uma dica importante: nunca vá embora sem se despedir do seu filho. Ele pode se sentir traído e inseguro em relação à escola.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”linecons” i_icon_linecons=”vc_li vc_li-lab” title=”6. Como lidar com o choro?” tab_id=”1455117346014-b5f7f0ca-e54e” add_icon=”true”][vc_column_text]

É preciso identificar se não é um choro manipulador, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e coordenadores para decidir como agir em casos como esse. E lembre-se: chorar um pouco em uma situação como essa é até saudável.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”entypo” i_icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-paper-plane” title=”7. É normal sentir culpa ao deixar o filho na escola?” tab_id=”1455117396040-a7cfe37d-a664″ add_icon=”true”][vc_column_text]

Sim. É normal principalmente quando o filho ainda é bebê. É claro que, para ou pai ou a mãe, sempre será difícil deixar um bebê nas mãos de um desconhecido (ou quase desconhecido), mas, lembre-se, uma hora ou outra, o momento de ir para a escola chegaria. O melhor é esquecer a culpa, pois a insegurança dos pais é facilmente percebida pelos filhos. Vá trabalhar feliz e faça com que o tempo que você tem com ele seja de muita qualidade. No entanto, se achar que está sofrendo mais do que deveria com essa situação, não hesite em procurar ajuda.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”entypo” i_icon_entypo=”entypo-icon entypo-icon-rocket” title=”8. Quando a criança passa da Educação Infantil ao Fundamental, é necessário um período de adaptação?” tab_id=”1455117460971-f29a00df-bc56″ add_icon=”true”][vc_column_text]

Sim. Em geral, a própria escola faz esse ritual de passagem, mostrando às crianças e aos pais as novas salas de aula, o material que será utilizado e explicando quais serão as novidades que vêm com essa nova etapa. Se houver uma troca de escola, é importante que os pais estejam mais disponíveis nos primeiros dias.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fa fa-magic” title=”9. Como deve ser feita a adaptação de uma criança que vem de outra escola?” tab_id=”1455117582313-a3a8bee7-f3a8″ add_icon=”true”][vc_column_text]

Uma mudança de escola é sempre um pouco mais difícil. Por isso, deve ser muito bem planejada pela família. Se possível, o ideal é que a criança conheça a escola e os professores ou o coordenador antes de as aulas começarem. Isso é importante para que ela tenha referências, saiba a quem recorrer caso tenha dúvidas ou problemas. Além disso, é fundamental que ela entenda por que essa mudança está ocorrendo. O melhor é ser transparente. Em casos de crianças mais velhas, os outros alunos da turma também devem ser preparados para a chegada do novo colega.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_type=”openiconic” i_icon_openiconic=”vc-oi vc-oi-pencil-neg” title=”10. Como os pais podem participar e ajudar no período de adaptação?” tab_id=”1455117628025-f19e1968-00c8″ add_icon=”true”][vc_column_text]

Além de acompanhar os primeiros dias da criança na escola, é importante que a família se envolva, conheça as instalações da escola, os professores, os coordenadores e os pais dos outros alunos. Muitas escolas oferecem atividades de adaptação específicas para os pais (sim, para você também é um período de adaptação). Se for o caso da escola do seu filho, não perca. É uma excelente oportunidade de conhecer os outros pais, o que também facilita a integração das crianças. E, quando as aulas começarem, não bombardeie o seu filho com perguntas. É importante escutar o que ele tem a dizer e perguntar o que aprendeu, mas nunca pressione por respostas.

Especialistas consultados nesta reportagem
– Luciana Fevorini, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP)
– Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola da Vila, em São Paulo (SP)
– Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP)

[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][vc_column_text]Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/adaptacao-escola-529211.shtml[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]